
“[…] Os resultados alcançados até aqui serviram para me dar firmeza e confiança para seguir em frente. Esta semana assinei a vitalícia com muita satisfação.”
Confira nossa entrevista com Ana Laura Gaudioso, aprovada em 1° lugar no concurso Câmara Municipal de Sete Lagoas/MG para o cargo de Analista Legislativo (istração Pública, Direito e Afin):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ana Laura Guimarães Gaudioso: Meu nome é Ana Laura Guimarães Gaudioso, tenho 43 anos e minha cidade natal é Belo Horizonte.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ana Laura: Em meados de 2021 tive COVID-19 e após me recuperar tomei a decisão de romper com algumas situações em que eu estava acomodada. Uma delas foi no lado profissional. Decidi que iria começar a estudar para concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ana Laura: Fiquei em torno de 1 ano sem trabalhar, mas não tinha um cronograma e comecei estudando por conta própria sem a organização necessária.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ana Laura: Pretendo continuar estudando. Estes são os mais recentes e mais relevantes no que diz respeito à classificação:
Analista istrativo – Câmara de Louveira – 5º lugar
Controladora Interna – Câmara de Pitangui – 2º lugar
Analista de Compras e Contratos – Câmara de Pará de Minas – 6º lugar
Analista em Planejamento – Prefeitura de Igaratinga – 2º lugar
Analista Legislativo – Câmara de Sete Lagoas – 1º lugar
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ana Laura: Durante a preparação mantive o foco nos estudos e só mantive o essencial com a família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Ana Laura: Sim, tive o apoio motivacional da família e de alguns professores do Estratégia, tanto por meio de aulas quanto, em alguns momentos, de forma mais individualizada, o que me ajudou a manter o foco e a motivação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ana Laura: Já tive fases em que meus estudos não eram tão eficientes, especialmente em períodos em que conciliava com o trabalho. Com o tempo, principalmente após contratar o curso do Estratégia, comecei a entender melhor o que realmente agregava para meu desempenho. Um ponto que considero essencial para manter a disciplina é ter um cronograma e registrar todo o tempo de estudo e a quantidade de questões resolvidas. Não basta apenas se sentar e estudar — visualizar o progresso de forma concreta faz toda a diferença.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ana Laura: Videoaulas, resoluções de questões e muitas vezes aulas on-line para ter a oportunidade de interagir com os professores. Assistir as aulas on-line ao vivo aliviava um pouco a sensação de isolamento.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ana Laura: Pesquisas na internet, aulas ao vivo no Youtube e pelo depoimento dos aprovados.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ana Laura: Sim, quantidade não é sinônimo de qualidade. A qualidade e o mapeamento das bancas é um diferencial, sem falar nos excelentes profissionais. Os professores, além de extremamente capacitados, têm uma didática fenomenal, são bem-humorados, cativantes e tornam as aulas leves. Pode haver um ou outro professor que não nos identificamos tanto, mas acredito que isso talvez se relacione mais com a falta de afinidade com a disciplina. Me adaptei bem ao formato das videoaulas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ana Laura: Estudava mais de uma matéria por dia, em torno de quatro e já cheguei a estudar 7 a 8 horas líquidas, mas depois reduzi.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ana Laura: Sempre fiz resumos e fazia muitas questões. Após saber qual a banca, direcionava para as questões da banca.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ana Laura: A resolução de questões, depois de absorver o conteúdo, para mim, deve ser o primordial. Considero uma das etapas mais significativas. Não tenho mais o controle de quantidade de questões resolvidas, mas com certeza, quando retomar vou fazer este registro novamente.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ana Laura: Contabilidade Pública e AFO. Um diferencial do Estratégia é que o curso oferece para a mesma disciplina, diferentes professores. Isso possibilitou avançar no conteúdo, já que pude me adaptar melhor à didática de cada um conforme a necessidade.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ana Laura: Intensifiquei a resolução de questões e fiz algumas revisões pontuais. No dia pré-prova, já tive experiências diferente: em algumas situações preferi me desligar para relaxar e em outras situações, continuei as revisões até o último momento.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ana Laura: Na minha opinião, o principal erro foi não ter estruturado um cronograma de estudos desde o início e ter deixado a desejar nas revisões. Por outro lado, considero um acerto ter conseguido identificar essas falhas e corrigir, ajustando a estratégia e melhorando meu desempenho.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ana Laura: Sim. A vontade de continuar no sentido da mudança. Gostaria de ressaltar que tive várias contribuições quando estava desacreditada, mas os conselhos dos professores, tanto de forma geral nas aulas quanto nos desabafos pessoais nas redes sociais seguidos até com relatos pessoais que compartilharam, fizeram a diferença para seguir em frente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ana Laura: Não importa o tempo que vai levar, o importante é caminhar em direção à mudança que você deseja. Não se autossabote achando que isso não é para você. Às vezes o resultado vem perto e não alcançamos, mas está tudo bem. Organize-se, busque ajuda sempre que se sentir sozinho ou incapaz e utilize um bom material. Lembre-se também que muitas horas de estudo não garantem sucesso. Use o tempo que tiver disponível com qualidade.
Meu agradecimento à equipe do Estratégia e a todos os professores que desempenham essa profissão com tanta leveza, profissionalismo, excelência e bom humor também. Os resultados alcançados até aqui serviram para me dar firmeza e confiança para seguir em frente. Esta semana assinei a vitalícia com muita satisfação.