Aprovada em 5° lugar no concurso PGE-CE para o cargo de Técnico de Representação Judicial
Concursos Públicos
“[…] Se eu pudesse dar um conselho, diria: nunca desista. Tente várias vezes, até chegar a sua prova, o seu dia!”
Confira nossa entrevista com Flavia Pessoa de Franca Manley, aprovada em 5° lugar no concurso PGE-CE para o cargo de Técnico de Representação Judicial:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Flavia Pessoa de Franca Manley: Sou graduada em Direito, tenho 35 anos e nasci em Timbaúba – PE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Flavia: Tive alguns vínculos empregatícios na iniciativa privada e pude perceber o quanto as pessoas são “descartáveis”. Além disso, o salário, na maioria das vezes, é baixo e não há perspectiva de crescimento profissional.
O sonho de melhorar minha situação financeira e crescer profissionalmente me levou ao mundo dos concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Flavia: Sim. Não foi nada fácil conciliar, pois eu me planejava de uma forma e, na prática, nem sempre saía como o esperado. Começava a trabalhar às 7h da manhã e encerrava minhas atividades às 16h. Após esse horário, estudava o máximo de tempo possível para concursos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Flavia: O primeiro concurso em que fui aprovada foi o de Escrivão da Polícia Civil da Paraíba, mas, antes mesmo de ser chamada para o curso de formação, fui nomeada para o cargo de Assistente istrativo da UFPB.
Com mais ou menos um ano e meio trabalhando na universidade, consegui ser aprovada em 5º lugar para o cargo de Técnico de Representação Judicial da PGE-CE.
Pretendo continuar estudando, mesmo diante das adversidades.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Flavia: Geralmente, quando o edital estava aberto, eu me isolava para focar completamente nos estudos. Sem um edital aberto, eu tentava equilibrar os estudos com minha vida social. Busquei, sempre que possível, estudar todos os dias e, aos finais de semana, estudava por um turno e reservava o outro para socializar com meus amigos e familiares.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Flavia: Todos os anos faço uma reunião com meus amigos mais próximos, geralmente no meu aniversário. Eles sabem que estudo para concursos e sempre entenderam. Quanto à minha família, minha irmã é servidora pública e sempre me incentivou muito nesse aspecto. Minha mãe não chegou a concluir o ensino médio e, às vezes, não entendia muito o motivo de tanto estudo, mas com certeza ficou feliz quando os resultados começaram a aparecer.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Flavia: Comecei a estudar de forma direcionada para esse concurso após a abertura do edital. Estudava todos os dias, exceto quando ocorria algum imprevisto. Nos dias que antecederam a prova, ei por momentos conturbados, pois, faltando cerca de 20 dias para a data da aplicação, minha mãe teve alguns problemas de saúde e precisei focar em ajudá-la. Por causa disso, cheguei a pensar em desistir da prova, pois não acreditava que conseguiria ser aprovada.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Flavia: No começo dos meus estudos para concursos, eu priorizava assistir a videoaulas. Até hoje, caso me depare com uma disciplina nova, prefiro recorrer às videoaulas. Após o primeiro contato com a matéria, busco estudar por PDFs, ler a lei seca e resolver questões. Além disso, li alguns livros direcionados para concursos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Flavia: Conheci o Estratégia no YouTube, enquanto pesquisava conteúdo para concursos públicos. No início, eu recorria muito a conteúdo gratuito, pois estava desempregada e não tinha como arcar com um cursinho direcionado. O Estratégia me ajudou muito nesse momento.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Flavia: Sim, eu sentia falta de um bom material em PDF.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Flavia: O Estratégia tem um material em PDF muito bom, os professores são capacitados e aprofundam a matéria na medida necessária para ser aprovada. Realizar um estudo direcionado, tendo uma plataforma que disponibiliza tudo o que você precisa para ar, faz uma diferença relevante na preparação de qualquer aluno.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Flavia: Eu tento estudar duas disciplinas por vez. Quando concluo o cronograma, inicio o estudo de mais duas matérias, e assim sucessivamente. Para esse concurso, estudei de 2 a 4 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Flavia: Eu elaborava meu material a partir das aulas assistidas e do estudo dos PDFs. Para revisar, usava meus resumos e resolvia questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Flavia: Para esse concurso, eu tentei resolver muitas questões. Não lembro ao certo a quantidade, mas chegou perto de 2.000. Aprendi que resolver questões ensina a conhecer a banca e a identificar as suas fraquezas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Flavia: Direito Financeiro e Direito Ambiental. Por saber disso, optei por priorizar mais essas disciplinas e dedicar mais horas ao estudo delas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Flavia: Precisei viajar cerca de 11 horas para realizar essa prova. Para não ficar tão cansada no momento da avaliação, fui alguns dias antes para Fortaleza. Busquei revisar os pontos que exigiam mais memorização, como prazos e datas, além de revisar as disciplinas em que eu tinha mais dificuldade.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Flavia: Baixei algumas provas discursivas da PGE-CE e pratiquei como se estivesse realizando a prova. Além disso, assisti a videoaulas com dicas de como estruturar a discursiva.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Flavia: Eu não tive quem me mostrasse o caminho e ei muito tempo estudando com material aleatório e sem direcionamento. Acredito que esse tenha sido meu maior erro. Ter condições de comprar um curso direcionado faz toda a diferença, principalmente quando você não sabe por onde começar. Por outro lado, acredito que meu maior acerto tenha sido revisar e resolver muitas questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Flavia: Sim, ei anos estudando até obter o primeiro resultado. Nesse percurso, cheguei a pensar que não seria capaz, que não era inteligente o suficiente, mas minha dificuldade financeira e a vontade de vencer foram minha motivação para continuar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Flavia: Sempre ouvia alguns professores dizendo a seguinte frase: “só não a quem desiste”. Tentei me apoiar nessa frase para persistir e seguir em frente diante dos obstáculos. Se eu pudesse dar um conselho, diria: nunca desista. Tente várias vezes, até chegar a sua prova, o seu dia!