Aprovada em 3° lugar (PCD) no concurso UFC para o cargo de Assistente em istração - Campus Fortaleza
Concursos Públicos
“Estudar para concurso é cansativo, exige muita dedicação, foco, disciplina, organização, gerenciamento do próprio tempo, mas além de tudo isso é necessário que o concurseiro tenha o a um bom material […]”
Confira a nossa entrevista com Abigayl Fernandes da Silva, aprovada em 3° lugar (PCD) no concurso UFC para o cargo de Assistente em istração – Campus Fortaleza:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Abigayl Fernandes da Silva: Eu sou Abigayl Fernandes, sou formada em istração Pública e Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Cariri, sou da cidade de Mauriti, no interior do Ceará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Abigayl: O que me motivou a estudar para concursos, foi a estabilidade financeira que o concurso proporciona.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Abigayl: Comecei a estudar para o concurso trabalhando oito horas por dia, com intervalo de uma hora para almoço. Chegava cansada do trabalho, o tempo era pouco e muito conteúdo para estudar, então, para conseguir estudar, eu comecei a acordar às 4h e estudar até às 7h. Às 7h, eu pegava o ônibus e ia para o trabalho, vendo as videoaulas no ônibus. No intervalo para o almoço, eu voltava a estudar. No fim de semana, eu resolvia questões e fazia os simulados. E, graças à Deus, deu tudo certo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Abigayl: Essa foi a minha primeira aprovação em concurso. Quero muito continuar estudando para conseguir ar em outro ainda melhor.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Abigayl: A minha vida social era apenas no sábado e no domingo, estudava a semana toda e no fim de semana eu viajava para a cidade dos meus pais. Eu estudava o percurso todo no ônibus. O restante do tempo que sobrava, eu ava com a minha família, saia com meus amigos e ia à igreja.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Abigayl: Sim, a minha família e os meus amigos queriam muito que eu asse.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Abigayl: Eu estudei por três meses, com o edital já publicado. O que me ajudou a manter a disciplina, foi a forma como o material do Estratégia é organizado em todas as disciplinas com em uma sequência lógica. O curso foi direcionado para o cargo, então eu não precisava nem olhar o edital, o conteúdo estava todo organizado lá na plataforma.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Abigayl: Eu utilizei mais videoaula, porque é muito mais fácil conseguir ver um vídeo, do que ler um PDF, devido ao barulho que é muito comum no transporte público.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Abigayl: Eu conheci o Estratégia através das aulas gratuitas no canal do YouTube. Quando vi o edital do concurso fui ver se tinha curso do Estratégia, comprei parcelado em 12 vezes? Sim, parcelado em 12 vezes, mas comprei e foi o melhor investimento que eu fiz.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Abigayl: Eu nunca tinha comprado um curso para concurso, eu estudava sempre pelas aulas gratuitas que o Estratégia e outros cursinhos disponibilizam no YouTube. A maior diferença no material do Estratégia, foi não precisar ficar procurando aula por aula, perdendo muito tempo para encontrar material e muitas vezes, materiais desatualizados ou incompletos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Abigayl: Eu montei o meu plano de estudos em cima do curso do Estratégia. Fiz um mapeamento a mão das videoaulas de cada disciplina e cada vez que eu via uma aula marcava no papel com um tracinho. Eu estudava cerca de três a quatro horas por dia e, todo dia, eu tentava estudar pelo menos duas disciplinas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Abigayl: Fiz todos os simulados do Estratégia e aproveitava as videoaulas de questões para fixar o conteúdo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Abigayl: Resolver questões me deixou preparada para a prova. Na hora da prova foi super tranquilo, porque eu já tinha visto o conteúdo, já tinha resolvido questões sobre aquele assunto.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Abigayl: A disciplina que eu não tinha familiaridade era istração de Materiais, mas foi tranquilo. Eu só precisei dedicar um pouco mais de tempo de estudo a ela, as aulas foram excelentes e eu consegui fixar bem o conteúdo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Abigayl: Eu combinei com a minha chefe de tirar uma semana de férias na semana que antecedeu a minha prova, assim, eu consegui revisar muita coisa, fazer muitas questões e estudar alguns assuntos que não tinha visto ainda. Precisei viajar 500 km para fazer a prova, então, eu não consegui assistir toda a Revisão de Véspera do Estratégia, mas vi o máximo que deu.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Abigayl: O meu maior erro neste concurso, foi não ter me dedicado tanto em Português. Eu poderia ter estudado mais. O meu maior acerto, foi ter adquirido o curso do Estratégia.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Abigayl: Sim, mas eu lembrava que já tinha acordado cedo muitos dias para desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Abigayl: Estudar para concurso é cansativo, exige muita dedicação, foco, disciplina, organização, gerenciamento do próprio tempo, mas além de tudo isso, é necessário que o concurseiro tenha o a um bom material, atualizado e específico para o cargo que quer concorrer. E, meus amigos, o Estratégia Concursos consegue entregar tudo isso e muito mais.