
“[…] Se você tem a oportunidade de dedicar-se aos estudos para concurso, e almeja algum cargo público, lute por ele!“
Confira nossa entrevista com Marcela Lino, aprovada em 2° lugar no concurso PARANAPREV para o cargo de Técnico istrativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Marcela Lino: Sou formada em Ciências Sociais pela UFPR, tenho 33 anos, nasci e moro em Curitiba/PR.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Marcela: Eu já realizava concursos de forma esporádica, sem um objetivo definido; mas em 2024 eu decidi mudar de carreira e me dedicar verdadeiramente aos estudos para as provas de concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Marcela: Por alguns meses, sim. Como professora do ensino básico eu tinha um horário alternativo, cumprindo horário nos turnos da manhã e da noite, então estudava para os concursos à tarde e aos sábados. Mas desde julho de 2024 não estou trabalhando e me dedico somente aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Marcela: Em 2023 fui aprovada no concurso da Secretaria da Educação do Paraná como professora de Sociologia em 9º lugar. Em 2024 fui aprovada no concurso da ALEP para Técnico Legislativo, e no TSE para o cargo de Técnico Judiciário – Área istrativa, porém mal classificada em ambos. E agora em 2025 fui aprovada na PARANAPREV para o cargo de Técnico istrativo e estou em 2º lugar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Marcela: Durante a semana nunca tive costume de sair, mesmo antes dos estudos, mas aos fins de semana eu sempre saio para um almoço ou jantar com meu esposo ou familiares, e de vez em quando com amigos também. E não deixei de viajar em feriados ou período de férias por conta dos estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Marcela: Com certeza tive todo o apoio da minha rede. Eu trabalhava como professora por contratos temporários, e meu esposo, família e amigas sabiam que eu buscava por estabilidade. Então meu esposo Cristiano assumiu a responsabilidade financeira por nossa casa enquanto eu me dedico aos concursos, a família respeita meus dias e horários de estudos, e uma amiga que também estava estudando para concursos compartilhou muitos materiais comigo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Marcela: Para a prova da PARANAPREV estudei por um mês e meio, logo após a prova do TSE em dezembro. Iniciei os estudos por volta do dia 10 de dezembro/2024 até o dia 25 de janeiro/2025, véspera da prova. Aproveitei que era um período de festas e descanso para todos, acreditando que isso me faria sair na frente de meus concorrentes. Não deixei também de viajar ou aproveitar as festas com a família, mas criei um cronograma de estudos e consegui abordar todos os conteúdos do edital.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Marcela: Desde o começo utilizo videoaulas como introdução, faço fichamentos em cadernos, depois leio materiais em PDF e só então realizo baterias de questões. Para os concursos do TSE e da PARANAPREV juntamente com as aulas online do Estratégia Concursos, eu também fiz um curso presencial. A vantagem do curso presencial foi a interação social e minha motivação pessoal a cumprir os horários em sala. Mas como gosto de estudar, também me adaptei a cumprir um horário para assistir as videoaulas em casa.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Marcela: Através do Youtube, quando eu buscava videoaulas para os concursos e muitas vezes encontrava os vídeos dos professores do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Marcela: Antes eu estudava através de materiais gratuitos, porém não encontrava todo o conteúdo necessário em vídeo e nenhum material por escrito, e estudar somente a “letra da lei”, para quem não tem formação em Direito era bem difícil. O portal do Estratégia é muito organizado, eu seleciono o concurso para o qual vou me dedicar, e lá no curso encontro todo o conteúdo listado por área e tópicos do edital, através de videoaulas, pdf e lista de questões. Isso faz toda a diferença.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Marcela: Eu crio um cronograma no Excel e imprimo os conteúdos do edital em uma lista. Na medida em que vou completando os estudos, vou assinalando a lista. Estudo 2 matérias por semana, e separo um número de tópicos por dia. O cronograma é de segunda a sexta, e incluo em alguns sábados os simulados ou revisão de véspera. Para a PARANAPREV eu estudava de 4 a 5 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Marcela: Eu ei a usar um caderno para cada matéria, etiquetados. Faço resumos por tema enquanto assisto às videoaulas, com o auxílio do material em pdf às vezes. Na semana anterior à prova, releio estes resumos. Geralmente faço 2 simulados do Estratégia para cada prova, reforçando o estudo dos conteúdos em que meu desempenho estiver mais baixo. Às vezes explico o conteúdo para meu esposo, explanar sobre o tema me ajuda a compreender melhor.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Marcela: Não sei dizer ao certo quantas questões já respondi. Um dos cursos presenciais que realizei era focado em resolução de questões da banca Cebraspe. Então foram centenas. Inclusive acho que é um ponto em que preciso melhorar, inserir a resolução de mais questões em meu cronograma de estudos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Marcela: A área de Exatas não é o meu forte, e acompanhar a resolução de questões em aulas e videoaulas melhorou bastante meu desempenho em Raciocínio lógico, gestão de estoques e gestão de custos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Marcela: Durante a semana foquei nos pontos do edital em que sentia estar em falta, especialmente em AFO, e foi bom pois gabaritei este conteúdo. No sábado pré-prova, assisti a uma aula de véspera presencial no período da manhã. A prova foi em um domingo à tarde, e pela manhã ainda dei mais uma olhadinha nos conteúdos que senti que precisava relembrar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Marcela: Acredito que somente com o tempo e a experiência de estudos e de realização de provas é que amos a acertar. ei a utilizar melhor o tempo de prova, técnicas de resposta, conhecer o estilo das bancas, conteúdos mais cobrados, etc.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Marcela: Demorei a criar coragem para seguir este caminho, então não pensei em desistir. Mas com certeza cheguei a pensar que não conseguiria atingir meu objetivo, porque ele parecia muito distante. E depois que meu desempenho foi melhorando nas provas, e meu conhecimento nos conteúdos mais cobrados como Direito istrativo, Constitucional, istração Pública foi aumentando, entendi que não era impossível, e que eu estava cada vez mais perto da conquista.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Marcela: Pode parecer clichê, mas digo com sinceridade que antes o que parecia um sonho distante tornou-se realidade! Inclusive no início eu via os rostos dos aprovados na página do Estratégia e pensava “será que um dia eu poderei estar ali também?” E agora estou aqui respondendo a esta entrevista! Se você tem a oportunidade de dedicar-se aos estudos para concurso, e almeja algum cargo público, lute por ele!