Aprovado em 1° lugar no concurso TJ RO para o cargo de Analista Judiciário - Biblioteconomista
Concursos Públicos.
“Meu conselho é ter um bom material, indico o Estratégia, e focar em um setor/concurso que você goste e estude sem perder o foco, pois quando estamos estudando aparecem vários concursos que acabam desviando do foco […]”
Confira nossa entrevista com Natan Gomes, aprovado em 1° lugar no concurso TJ RO para o cargo de Analista Judiciário – Biblioteconomista:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Natan Gomes: Tenho formação em biblioteconomia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), tenho 37 anos e sou natural de Porto Velho, Rondônia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Natan: Primeiramente foi ter uma qualidade de vida melhor para mim e minha família, pois sendo CLT não conseguia suprir as necessidades que todos nós temos. E o mais importante: o tempo com família e amigos…
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Natan: Sim, trabalho 8h diárias. Estudava pelas manhãs bem cedo e a noite quando chegava do trabalho. Aos finais de semana fazia simulados e revisava as erradas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Natan: Já fui aprovado na PM AM Soldado, TRT 14 Técnico istrativo e DPE AM Técnico istrativo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Natan: Confesso que muitas vezes abdiquei de muitas coisas, mas quando era Pós edital eu me isolava mesmo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Natan: As vezes sim e em outras não, erra complicado pois muitas vezes eu não conseguia ar e tinha que recomeçar e continuar estudando. E esse meu meu tempo estudando dava angústia, pois deixei de brincar com meus filhos e conviver com a família em momentos de lazer e em datas comemorativas, tipo aniversário de parentes e de amigos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Natan: Confesso que estudei mais de um ano para o TSE/TRE para Técnico e Analista em biblioteconomia. E quando saiu o edital do TJ RO tive pouco tempo para ajustar as matérias e o cronograma até o dia da prova. Então, eu aproveitei a bagagem que já tinha visto.
O que sempre me motivou, foi o fato que eu ainda não tinha conseguido ar em um concurso em uma boa posição, com uma grande chance de ser chamado e me tornar um servidor público.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Natan: Usava os PDFs com Marcação dos Aprovados e o resumido, além do caderno de questões do Estratégia.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Natan: Pela internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Natan: Estudava por provas antigas. Conheci o Estratégia em 2018 e desde dessa época venho estudando, sempre assinando. Até que em 2023 assinei a Vitalícia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Natan: Sim, materiais atualizados, PDFs, Trilha Estratégica e o Estratégico. Esses são os que mais eu uso.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Natan: Eu tinha uma meta de 4 matérias por dia, em média dava umas 4 horas. E muitas questões e simulados.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Natan: Usava as questões comentadas dos PDFs para revisar, simulados fazia todos e sempre revisava, quando errava a questão eu revisava várias vezes. Não fazia resumos, pois o próprio material já tem, com isso ganhava tempo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Natan: Para mim foi importante, e fiz milhares de questões. Nunca contei.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Natan: Português era uma matéria difícil quando se trata de Banca Cebraspe e FGV. Usava as resoluções de questões em vídeos e resolvia muitas questões da banca.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Natan: Bem puxada, revisava os simulados e assisti a Revisão de Véspera.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Natan: O tema da prova discursiva eu estudava pelas aulas do material em PDFs.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Natan: O erro foi tentar abraçar vários concursos. O acerto foi focar em um concurso específico e a partir daí tive resultados.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Natan: Pensei em várias vezes desistir. ar em um concurso, ser servidor era meu sonho e eu sabia que isso iria mudar minha vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Natan: Meu conselho é ter um bom material, indico o Estratégia, e focar em um setor/concurso que você goste e estude sem perder o foco, pois quando estamos estudando aparecem vários concursos que acabam desviando do foco. O importante é ter fé e acreditar que vai conseguir.