“Se mantenha focado, disciplinado e evite ao máximo distrações. A aprovação pode demorar mais do que você esperava, mas com essas 3 coisas mais cedo ou mais tarde ela virá.”
Confira a nossa entrevista com Caíque Hage Cruz, aprovado em 1° lugar no concurso IBAMA para o cargo de Analista istrativo – AL:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Caíque Hage Cruz: O meu nome é Caíque Hage, sou formado em Engenharia Civil pela UFBA, tenho 27 anos e sou de Salvador, Bahia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Caíque: Estava muito desgastado no meu antigo trabalho e queria ter uma vida mais tranquila e com estabilidade financeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Caíque: Eu ajudava a minha esposa com o seu negócio online, mas não me consumia muitas horas diárias, então era mais fácil para conciliar. Basicamente, eu estudava até ter alguma demanda do negócio, então, eu resolvia para poder voltar a estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Caíque: Esse foi o primeiro. Pretendo, sim. Até ser convocado, vou tentar manter o estudo. Após a convocação, devo estudar de forma bem mais leve, sem pressa para ar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Caíque: Eu saía mais em ocasiões especiais, como aniversários, Natal, Páscoa, etc.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Caíque: Apesar de chamar para sair, entendiam quando eu falava que precisava estudar e davam palavras de apoio.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Caíque: Dois meses para esse concurso, mas comecei a estudar em março de 2024. Desinstalei aplicativos como Instagram e Tiktok e fiz atividade física, regularmente.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Caíque: Videoaulas, apesar de os professores falarem que os PDFs são mais completos, acredito que as videoaulas tem um “custo-benefício” bom. Como desvantagem, eu acredito que o PDF te incentiva a fazer mais questões do que por videoaula. Simulados, acredito que só tenha vantagens, porque você consegue se concentrar pelo tempo do simulado, às vezes, isso dá 3h e, além disso, tem as correções em vídeo e PDF que agilizam na correção e compreensão do que errou. Além disso, as questões do simulado são focados no concurso, com as apostas dos professores, enquanto que, no banco de questões, você faz questões de concursos de outros órgãos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Caíque: Minha irmã estudava pelo Estratégia e quando comecei a estudar ela me indicou, antes disso não conhecia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Caíque: O Estratégia foi o primeiro.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Caíque: Estudava várias ao mesmo tempo. O número de matérias dependia do concurso e o tempo dependiam do peso da matéria e se eu já tinha acabado o edital, caso sim, fazia questões, mas dedicava menos tempo. A meta era no mínimo 2h mas conseguia estudar 4h, vários dias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Caíque: Não fazia resumos. Fazia simulados, lia os Bizus Estratégicos, assistia as revisões antecipadas e o meu “banco de tópicos para decorar” que eram “prints” tirados durante a preparação, com assuntos que tinham que ser decorados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Caíque: São muito bons para saber o que realmente são cobrados e, ao mesmo tempo, revisar o que tem mais chance de cair. Não tenho esse número, porque além da plataforma de questões, fiz os simulados e não tive esse controle de contagem.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Caíque: Contabilidade Pública, AFO e Português. Eu aceitei que não ia acertar tudo, mas com o tempo, ia melhorando e isso foi acontecendo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Caíque: Fiz simulados que ainda não tinha feito. Assisti também as Revisões de Véspera do Estratégia e o “Banco de Tópicos para decorar”.
Estratégia:No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Caíque: Além das aulas, fazia as discursivas dos simulados e corrigia com a solução proposta pelos professores.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Caíque: Acertos: Paciência, persistência, estudar de minha forma (não mudei para os PDFs mesmo sendo recomendado por muitos da área), foquei em concursos da mesma banca (Cebraspe).
Erros: Demorei para desinstalar o Instagram e não ter tirado mais o celular de perto de mim para focar nos estudos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Caíque: Não.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Caíque: Se mantenha focado, disciplinado e evite ao máximo: distrações. A aprovação pode demorar mais do que você esperava, mas com essas três coisas, mais cedo ou mais tarde, ela virá.