
“[…] E não desistam, porque não é fácil, mas vale a pena se dedicar para conquistar seus objetivos!”.
Confira nossa entrevista com Giovanni Tavares Neves, aprovado em 1° lugar no concurso IBAMA para o cargo de Analista istrativo – ES:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Giovanni Tavares Neves: Sou Engenheiro Civil, tenho 28 anos, sou de Governador Valadares – MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Giovanni: Decidi estudar para concursos pois é uma oportunidade disponível para todos, e também pela estabilidade e crescimento profissional.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Giovanni: Sim, eu trabalhava durante o dia e estudava quase todos dias na parte da noite e nos fins de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Giovanni: Fui aprovado para Engenheiro Civil na Prefeitura de Governador Valadares em 4º lugar e para TSO – OBRAS E SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA RODOVIÁRIA do DER-ES em 11º lugar. Pretendo continuar estudando para poder aproveitar melhores oportunidades quando disponível.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Giovanni: Eu procurava manter a rotina de estudos, algumas vezes tive que abrir mão de algumas coisas. Mas na medida possível, saía com meus amigos e famílias.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Giovanni: Sim, minha família sempre me apoiou, especialmente minha esposa, me incentivando e entendendo quando não podia participar de eventos ou atividades porque estava estudando.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Giovanni: Durante 4 meses. Tentei manter horários fixos de estudo, otimizando meu tempo com leitura dos pdfs, videoaulas e resolução de questões.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Giovanni: Utilizei os cursos em PDF, as videoaulas e o sistema de questões. O material em PDF é muito útil, pois traz o conteúdo completo e direcionado para o concurso para o qual estava me preparando. As videoaulas são úteis para esclarecimentos de pontos mais difíceis ou matérias com as quais eu tinha pouco contato.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Giovanni: Por meio de anúncios na internet (sites, redes sociais).
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Giovanni: Um material que me ajudou muito na minha preparação foram os conteúdos de reta final, como o o Estratégico e as aulas de revisão. Como o conteúdo de concursos normalmente é muito extenso, achei fundamental ter um material resumido, direcionado pros assuntos mais relevantes e que me ajudaram a revisar e fixar as matérias.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Giovanni: Estudava 2 ou 3 matérias por dia. Tentava sempre concluir um assunto no mesmo dia. Estudava de 2 a 3 horas por dia normalmente.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Giovanni: Fazia resumos dos trechos que achava importante memorizar. Também resolvi muitas questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Giovanni: Acho a resolução de questões extremamente importante, essencial para verificar se você realmente aprendeu o conteúdo, identificar os temas mais cobrados e aprender a reconhecer os padrões da banca responsável pelo concurso.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Giovanni: As disciplinas que tive mais dificuldade foram as que eu nunca havia tido contato antes, como Contabilidade Pública e AFO. Para superar, utilizei o material do o Estratégico para conseguir estudar o principal do conteúdo em pouco tempo, e em seguida ei pra resolução de questões, de forma a identificar o que eu precisava estudar melhor, e nesses pontos em específico buscar o material completo e as videoaulas para auxiliar na compreensão.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Giovanni: Na semana que antecedeu a prova, eu tive a oportunidade de tirar férias do meu trabalho e me dedicar com mais intensidade aos estudos. Revisei todas as matérias, resolvi simulados e assisti algumas aulas da reta final. No dia pré-prova eu assisti os vídeos da revisão de véspera enquanto viajava pra cidade onde ia fazer a prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Giovanni: Acho importante pesquisar questões discursivas de provas anteriores para estudar e resolver. Inclusiva, aconselho responder questões usando papel e caneta, pois hoje em dia, estamos muito acostumados a só digitar, e na hora da prova pode ser difícil (até mesmo fisicamente) escrever um texto extenso se você não tem prática recente.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Giovanni: Um acerto foi focar na resolução de questões e sempre fazer revisão dos conteúdos, no que o material do Estratégia me ajudou fundamentalmente. Um erro foi que eu deixei algumas matérias pra estudar muito na reta final, e se mostraram mais difíceis do que eu imaginei.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Giovanni: Para quem está começando, aconselho a tentar manter uma rotina de estudos, mesmo que não tenha nenhum concurso próximo, porque são muitos conteúdos para aprender e estudar somente no pós-edital é muito desafiador. Sempre reforço a importância de resolver muitas questões, simulados, que são ótimas formas de revisar e verificar em que precisa melhorar. A utilização de materiais como o Estratégia é um diferencial, porque te dá um direcionamento, ajuntando todo o conteúdo a estudar num lugar só, além de ter ótimos professores para ajudar entender até os temas mais complexos. E não desistam, porque não é fácil, mas vale a pena se dedicar para conquistar seus objetivos!