“Não esqueça que as conquistas requerem renúncias e que os sacrifícios serão recompensados futuramente. Não desanime no primeiro obstáculo. Organize e estude com qualidade, invista financeiramente se for necessário. CONCURSO VOCÊ NÃO FAZ PARA AR, VOCÊ FAZ ATÉ AR”
.
Confira nossa entrevista com Aguinaldo da Rosa, aprovado no concurso da Prefeitura de Chapecó/SC no cargo de Técnico de Enfermagem:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Quando se formou, idade e cidade natal?
Aguinaldo da Rosa: Tenho 46 anos, sou servidor público da Secretaria de Saúde da Cidade de Chapecó/SC, Técnico de Enfermagem. Também sou professor na área de História e Ciências Sociais, atuando no Estado e também no município como ACT.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Desde início seu foco foi em concursos na sua área de formação?
Aguinaldo: Serviço público ainda nos garante a tão sonhada estabilidade. Sempre busquei aprovação em áreas que penso ter afinidade (saúde, segurança pública e educação).
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Aguinaldo: Sim, sempre estudando e trabalhando. Estudava nos períodos de intervalos no trabalho, em casa durante o descanso do trabalho e finais de semana principalmente.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Aguinaldo: Fui aprovado como Auxiliar de Enfermagem na Prefeitura de Chapecó há mais de 8 anos, e fui aprovado em vários processos seletivos como IBGE, para vagas de ACT, dentre outros.
Pretendo sim continuar estudando para outros concursos, principalmente na área de Educação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Aguinaldo: Vida social, sair com amigos, tornou-se quase que inexistente. Quando você foca em um objetivo maior, é necessário renunciar algumas coisas, então preferi me dedicar aos estudos e ainda continuo com esse pensamento.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Aguinaldo: Sou separado e tenho três filhos que ficam comigo parte do tempo. Minha caminhada como concurseiro é mais uma decisão minha, um objetivo traçado por mim, então vou a luta independente se alguém me apoia ou não.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Aguinaldo: Usei bastante a leitura de material em PDF, videoaulas, questões comentadas, provas da banca FEPESE, dentre outros.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Aguinaldo: Conheço o Estratégia Concursos há bastante tempo, já fiz outros cursos preparatórios com vocês, para carreiras policiais, então agora foi mais fácil de escolher com quem estudar. Primeiro por conhecer o trabalho, e também pelo preço e condições íveis.
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso? Como foi seu contato com nossos professores?
Aguinaldo: Sim, adquiri um curso pós-edital específico para a área da saúde, com aulas voltadas para conhecimentos específicos. Como são aulas gravadas, não tive contato prévio, encontrei a professora THAISA VIANNA no Instagram e comecei a segui-la. Gostei muito de sua metodologia e didática na hora de ministrar as aulas, abordando os assuntos mais importantes e relevantes sobre a Enfermagem.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Aguinaldo: Sim, adquiri curso com outras empresas, mas optei pelo Estratégia Concursos pelos motivos citados anteriormente.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Aguinaldo: Sim, fiz alguns e não fui aprovado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Aguinaldo: Depois que comecei a estudar com o Estratégia Concursos melhorei e muito minha forma de estudar e ampliei consideravelmente meus conhecimentos na área a qual atuo. Material bem elaborado e de fácil entendimento. E algo extremamente importante nos estudos, são as questões comentadas, elas te dão uma ideia de como aquele assunto é cobrado nas provas de concursos, isso tudo encontrei no curso que eu adquiri no Estratégia.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Aguinaldo: Então, como tenho uma rotina de vida muito corrida, não consegui organizar um cronograma que eu pudesse seguir rigorosamente. Procurei estudar de forma geral, observando o perfil da banca. Com a abertura do edital, investi em um curso do Estratégia e concentrei meu tempo estudando por assunto, dando uma ênfase maior nos conhecimentos específicos, que tinham um peso maior na nota final.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Aguinaldo: Minhas revisões costumavam ser em cima de questões de outros concursos, especialmente como a banca FEPESE cobrava esses assuntos nos concursos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Aguinaldo: Responder questões é fundamental para os estudos, quanto mais questões puder responder melhor. Imagino que fiz mais de 2.000 questões sobre os mais variados assuntos do edital.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Aguinaldo: Continuo com dificuldade em Português e, principalmente, em Raciocínio Lógico.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Aguinaldo: Estudei até a sexta-feira normalmente e mantive minha rotina de trabalho e estudo. Sábado e domingo não estudei, procurei descansar minha mente para chegar tranquilo no dia do concurso.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Aguinaldo: Erros: acho que o principal foi não conseguir criar e seguir um cronograma rigoroso.
Acertos: ter começado meus estudos há bastante tempo, muito antes do edital, então consegui estudar de forma mais tranquila, sem atropelos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Aguinaldo: Não, jamais me ou pela cabeça
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Aguinaldo: Crie metas e trace objetivos. Não esqueça que as conquistas requerem renúncias e que os sacrifícios serão recompensados futuramente. Não desanime no primeiro obstáculo. Organize e estude com qualidade, invista financeiramente se for necessário. CONCURSO VOCÊ NÃO FAZ PARA AR, VOCÊ FAZ ATÉ AR.