
“É preciso ter muito foco e determinação, chega uma hora que a motivação não é suficiente, você precisa ter disciplina“
Confira nossa entrevista com Jackeline Maciel Monteiro, aprovada em 5º lugar no concurso SEMSA MANAUS para o cargo de farmacêutico.
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo(a). Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jackeline Maciel Monteiro: Meu nome é Jackeline Maciel Monteiro, tenho 28 anos de idade, sou natural de Manaus – Am, graduada em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP (MANAUS).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jackeline: Durante a graduação meu esposo e meu pai sempre falavam da área de concursos públicos e eu nunca dava bola, nunca quis estudar. Em 2019 eu estava trabalhando de domingo a domingo em uma famosa rede de drogarias, eu estava cansada, ganhava pouco, não tinha benefício nenhum, trabalhava por escala nos finais de semana e feriados sem ganhar nada a mais por isso, eu estava frustrada com a profissão que eu mesma havia escolhido!
Era o que eu precisava para saber que a iniciativa privada não era pra mim. Foi quando decidi estudar para concursos. Meu marido já conhecia o Estratégia Concursos e falou para eu comprar e eu comprei! A princípio eu estudei para carreiras istrativas, pois não havia expectativa de concursos da saúde na minha região.
Comecei bem crua, não sabia nada de direito, raciocínio lógico, istração pública… não tinha noção nenhuma mesmo! Estudei bastante para o TJ/AM que teve naquele ano, porém foi um concurso gigante, 60 mil inscritos para nível médio, acabei ficando na colocação 600°, bem longe do número de vagas, isso me desanimou muito.
Meses depois saiu o edital do concurso da Secretaria Municipal de Saúde de Boa vista – Roraima, meu esposo me incentivou a fazer e eu comecei a estudar com edital aberto. Faltavam apenas três meses para a prova, fazia muito tempo que eu não estudava nada relacionado à minha área de formação, estava bem enferrujada, mas me dediquei nesses três meses e consegui ar em 5º lugar para farmacêutico geral.
Assumi esse concurso e estou nele até hoje. Sempre soube que não seria o concurso que eu iria parar. Para o concurso da SEMSA/Manaus em específico eu estagiei nesse órgão em 2014, vi a rotina dos farmacêuticos que trabalhavam lá e sabia que ali era meu lugar, ali que eu gostaria de trabalhar, mas parecia um sonho distante.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Jackeline: Sim, trabalho 40 horas semanais em uma Unidade básica de saúde. É preciso ter muito foco e determinação. Chega uma hora que a motivação não é suficiente, você precisa ter disciplina, estudar para concursos requer muito sacrifício que é muitas vezes silencioso, pois você estuda 2 anos ali calado para ar em uma prova, mas era a prova da sua vida!
Eu estudava todos os dias, chegava no trabalho abria o PDF no computador e começava a estudar. Entre o atendimento de um paciente e outro eu fazia resumos escritos à mão, todo tempo que eu tinha eu estava na frente do computador, ora lendo PDF ora respondendo questões. Ao chegar em casa não aguentava mais ler, então assistia videoaulas para fixar o conteúdo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado(a)? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Jackeline: 5º lugar – Secretaria Municipal de Saúde de Boa vista – Roraima. 5° lugar – Secretaria Municipal de Saúde de Manaus – Amazonas. Não sei se pretendo continuar estudando, talvez apenas para a SES/AM para acumular os dois cargos, mas ainda não decidi.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Jackeline: Eu saía aos finais de semana com meu marido e amigos, mas durante a semana não dava tempo, a rotina de estudos consome muito e eu também fazia academia 4 vezes na semana. Uma das coisas que amo fazer é ler e assistir séries e isso infelizmente eu não conseguia fazer por estar sempre estudando.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Jackeline: Sou casada sim, não tenho filhos, só uma cachorrinha que é nossa companheira! Com certeza minha família entende minha caminhada, meu marido também é concurseiro e meu pai também foi concurseiro. Minha mãe e minha irmã não entendiam nada de concurso, mas acabaram aprendendo e gostando por causa de mim.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Jackeline: 6 meses focada nesse concurso. Antes eu havia feito a FUNSAUDE também.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Jackeline: Usei tanto os PDFs, como as videoaulas, Bizu Estratégico e o aulão de revisão de véspera também.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jackeline: Meu esposo, que também é concurseiro.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Jackeline: Eu já tive sim outro curso de forma concomitante, porém o outro curso era mais focado em videoaula, e isso tomava muito do meu tempo, então acabei deixando ele de lado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Jackeline: Sim, com certeza. O material em PDF e toda plataforma te possibilita estudar de forma direcionada, também usei o Bizu Estratégico para revisar o conteúdo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Jackeline: Estudava em torno de 3 a 4 matérias por dia, estudava por PDfs e videoaulas, às vezes conseguia dividir os PDFs em 2 dias, e ia fazendo o rodízio das matérias e mesclando com questões também.
Já havia tentando estudar por livros da área da farmácia, mas vi que para concursos era perda de tempo, pois os livros trazem muita informação e conteúdos que não caem nas provas. Por isso a importância de ter um material direcionado e feito por quem sabe o que cai e o que mais cai nas provas. Antes do edital eu estudava umas cinco horas por dia, com o edital aberto ei para seis a sete horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Jackeline: Resumos que eu mesma fazia, usava videoaulas também como revisão. Não fazia simulados, não era um costume meu. Mas fazia muitas questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Jackeline: Muito importante, tanto para conhecer a banca como para praticar, fiz por volta de umas três mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Jackeline: Com certeza português! A deficiência em português já vinha desde o ensino médio, eu não era uma aluna dedicada. Então tive que começar do zero, vendo videoaula, cursos básicos dentro da plataforma do Estratégia, com professores maravilhosos como a Adriana Figueiredo que é especialista na banca FGV, que foi a banca desse concurso, e essa banca é conhecida por ser terrível em português.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jackeline: Eu tirei férias do trabalho na semana da prova, viajei para Manaus, essa foi a semana que mais me dediquei. Eu sei que a maioria aconselha que o candidato descanse, mas eu fiz o contrário. Vi e revi todos os assuntos que podia, fiz muitas questões, estudei o dia inteiro, dei ‘o gás’ final, afinal era o concurso dos meus sonhos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jackeline: Meu erro principal foi não focar na área pretendida e não focar em questões no início. Meu maior acerto foi a dedicação e não subestimar a banca.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Jackeline: Não pensei em desistir porque sabia que a iniciativa privada não era uma opção, minha única opção era vencer por meio do estudo!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jackeline: Comece agora! Estude antes do edital sair, você precisa construir uma boa base, para quando o edital sair, independente das matérias você já ter segurança nas matérias básicas e avançar nas que por ventura você não domina.