
“Tenha consciência de que é uma trajetória, que cada erro de agora é um aprendizado que vai fazer diferença no futuro, e não desista, se mantenha firme e pense nos motivos que te fizeram começar. Só você pode fazer isso por você mesmo.”
Confira a nossa entrevista com Gabriel Brazil De Paula, aprovado em 23° lugar para Cirurgião Dentista no concurso SES DF:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Gabriel Brazil De Paula: Sou dentista, tenho 31 anos, nasci em Anápolis (GO), ei a maior parte da minha vida em Brasília, mas atualmente moro em Porto Alegre (RS).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Gabriel: A vontade de ter uma carreira estável e trabalhar com algo que fizesse sentido pra minha trajetória profissional.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Gabriel: Sim, sempre trabalhei no mínimo 40 horas semanais enquanto estudava. Eu priorizava os momentos que tinha livre: assistia videoaula na hora do almoço, escutava as aulas no trajeto entre minha casa e o trabalho e estudava sempre à noite em casa. Aos finais de semana aproveitava para intensificar os estudos, estudando até de madrugada.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Gabriel: Já fiz alguns concursos menores de algumas prefeituras no entorno do DF e também em Porto Alegre, onde trabalho atualmente. Sempre para o cargo de cirurgião-dentista.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Gabriel: Antes de sair o edital eu saía esporadicamente, após o edital eu restringi bastante as saídas pra priorizar os estudos, eu tinha consciência que por trabalhar em período integral, meu tempo já era reduzido em relação aos outros candidatos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Gabriel: Sou casado, não tenho filhos. Minha família me apoiou bastante, até porque a aprovação nesse concurso significaria meu retorno pra Brasília, onde eles estavam, então sempre me motivavam com palavras de incentivo e apoio, já que a aprovação significaria voltar a morar na mesma cidade que meus pais e irmãs.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Gabriel: Utilizei MUITO as aulas em PDF e também as videoaulas, assisti algumas mais de uma vez. Revisava o material escrito semanalmente, e também participei do simulado e do aulão de dicas de véspera. Com certeza o grande diferencial é o material em PDF que é MUITO completo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Gabriel: Conheci através de aulas abertas no YouTube.
Estratégia: Como foi o seu contato com as professoras de Odontologia?
Gabriel: As professoras sempre respondiam bem rápido nos fóruns de dúvida e acionei também algumas vezes a professora Mirela pelo Instagram, onde ela foi extremamente solícita e atenciosa.
Estratégia: Quando saiu o edital, você já estava estudando há quanto tempo? Ou começou a estudar após a publicação?
Gabriel: Eu comecei a estudar em fevereiro de 2022, num ritmo menos intenso, e quando saiu o edital (no final de março de 2022) ei a estudar bem focado, fiz o compromisso comigo mesmo de estudar todos os dias até o dia da prova, sem falhar nenhuma vez e cumpri.
Mas entendo que eu já venho de uma trajetória em relação aos concursos, já tinha estudado pra outros certames antes, então já tinha uma certa “bagagem”. Em 2020 durante a pandemia fiz um cursinho só de português, então não cheguei “cru” pra essa preparação.
Estratégia: Qual curso de Odontologia do Estratégia você fez para se preparar?
Gabriel: Eu fiz o curso específico de Odontologia pra SESDF.
Estratégia: Você já teve contato com outros cursos? Se sim, o que o curso do Estratégia de Odontologia tem de diferente?
Gabriel: Sim, já fiz outros cursos, presenciais e online. O material super completo dos PDFs com certeza são um diferencial importante, e também a proximidade com as professoras, que são muito competentes e disponíveis.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Gabriel: Estudava respeitando meu ritmo e levando em consideração que tinha pouco tempo disponível. Não tinha uma rigidez em relação a isso. Estudava todos os dias, sem falhar. Mas em alguns dias estava muito cansado e estudava só umas 2 horas. Aos finais de semana quando conseguia render bem, estudava até umas 12 horas, fazendo alguns intervalos. Eu tinha consciência que precisava de constância e focava em fortalecer meus pontos fracos.
Estratégia: Como fazia suas revisões e qual a importância da resolução de exercícios?
Gabriel: Revisava semanalmente o material do PDF e resolvia algumas questões diariamente, mesmo que fossem poucas. Acredito que no meu caso a constância foi mais importante do que a intensidade. Houveram dias de resolver mais de 100 questões, mas também tinha dias em que eu resolvia menos de 10, mas nunca deixei de resolver questões e estudar nem por um dia sequer.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Gabriel: Eu tirei 10 dias de férias que tinha pra tirar antes da prova, então intensifiquei os estudos na reta final, estudando no mínimo 10 horas por dia. No dia anterior participei de um aulão de véspera de revisão. E no dia da prova ainda fiz uma revisão final bem rápida.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Gabriel: Acho que pensando na trajetória a longo prazo seria não ter me dedicado com mais antecedência. De acerto com certeza foi a constância, e ir pra prova com a consciência de que independente do resultado eu tinha feito tudo que estava ao meu alcance.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Gabriel: Nunca pensei em desistir, mas tive vários momentos de cansaço e desânimo. Minha principal motivação pra seguir era pensar em estar próximo da minha família novamente em um órgão que tem um bom plano de carreira e boas perspectivas pro futuro.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gabriel: Tenha consciência de que é uma trajetória, que cada erro de agora é um aprendizado que vai fazer diferença no futuro, e não desista, se mantenha firme e pense nos motivos que te fizeram começar. Só você pode fazer isso por você mesmo.