Aprovada em 10° lugar no concurso SEMSA - Manaus para o cargo de Cirurgião Dentista
Concursos PúblicosSaúde“Os aprovados chegam lá não por serem demasiadamente inteligentes, mas sim por que tiveram disciplina e não deixaram de buscar, é possível sim!”
Confira nossa entrevista com Fabianne Castro Baêtas, aprovada em 10º lugar no concurso SEMSA Manaus, para o cargo de Cirurgião Dentista.
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Fabianne Castro Baêtas: Eu sou Dentista, tenho 30 e nasci em Tefé (AM).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Fabianne: Estabilidade financeira, melhores condições de trabalho e de vida.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Fabianne: Trabalhava pela manhã, os outros turnos dedicava aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Fabianne: Fui aprovada no primeiro e único concurso que fiz até o momento, décimo lugar para dentista. Pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Fabianne: Sempre procurei conciliar, mas no pós edital abri mão de muitas coisas, procurava dedicar o máximo de tempo ao meu objetivo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Fabianne: Eu sou solteira, sem filhos, minha família e amigos me apoiaram completamente e isso foi muito importante. Nunca me deixaram desistir, sempre incentivaram e faziam de tudo para não atrapalhar nas horas de estudo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Fabianne: Usei de tudo um pouco, creio que cada ferramenta tem suas vantagens e desvantagens. Nas matérias que não tinha conhecimento ou tinha muita dificuldade, eu pegava primeiro uma noção geral com os vídeos para depois aprofundar no PDF, embora isso consumisse mais tempo sentia que era a maneira que mais me fazia absorver. Matérias que tinha facilidade ia direto no PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Fabianne: Indicação de vários amigos concurseiros.
Estratégia: Como foi o seu contato com as professoras de Odontologia?
Fabianne: Elas são maravilhosas! Competentes e íveis, viram amigas e torcem pela gente. Auxiliam desde o pré edital, com vídeos e tirando dúvidas e também no pós, analisam a prova e ajudam com os recursos.
Estratégia: Quando saiu o edital, você já estava estudando há quanto tempo? Ou começou a estudar após a publicação?
Fabianne: Odontologia e português já estava estudando, as demais comecei no pós edital, do zero.
Estratégia: Qual curso de Odontologia do Estratégia você fez para se preparar?
Fabianne: Odontologia regular.
Estratégia: Você já teve contato com outros cursos? Se sim, o que o curso do Estratégia de Odontologia tem de diferente?
Fabianne: O estratégia é um curso completo, o aluno tem o a vídeos, PDFs e questões comentadas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Fabianne: Sempre tive dificuldade de estudar várias disciplinas juntas, eram no máximo duas por dia. Por isso a importância de você descobrir a melhor método para você, tinha colegas que estudavam por ciclos de até 6 disciplinas, cheguei a tentar colocar mais matérias, ai ficou claro que eu rendia muito mais respeitando os meus limites. As horas liquidas mudaram no pré e pós edital, no pós começava ‘as 14h e ia ate o final da noite fazendo pequenos intervalos.
Estratégia: Como fazia suas revisões e qual a importância da resolução de exercícios?
Fabianne: Com resolução de questões, elas mostravam o que eu precisava melhorar e assim dedicava mais tempos nos assuntos e matérias que mais errava.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Fabianne: Não existiu rotina alguma nas semanas próximas a prova, o rendimento despencou, o desespero e ansiedade tomaram conta, chorava, não conseguia estudar e nem descansar. É muito importante controlar o emocional, preciso melhorar isso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Fabianne: Sim, várias vezes, ai entram as pessoas que realmente torcem por você, família, amigos, sempre incentivando e encorajando. Todo esse processo faz parte da história de muitos estudantes, não desista dos seus sonhos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Fabianne: Lute pelos sonhos, acredite em você, tenha disciplina e fé. Procure um bom material, se cerque de pessoas que somam e apenas siga, um dia após o outro, um degrau de cada vez. Nenhuma jornada de estudos até a aprovação é perfeita, dias bons e ruins vão existir mas nunca deixe de lutar, cuide do intelectual e do emocional. Os aprovados chegam lá não por serem demasiadamente inteligentes, mas sim por que tiveram disciplina e não deixaram de buscar, é possível sim! Não se compare com ninguém, as pessoas tem rotinas e limitações diferentes, apenas faça sua parte, dentro das suas possibilidades, e no final você poderá dizer: obrigada Deus, tudo valeu a pena.