“Não desista, acredite em você, mantenha o foco e a constância nos seus objetivos.”
Confira nossa entrevista com Joelma Carvalho Santos, aprovada na Sesau AL para cargo de Biomédico:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Joelma Carvalho Santos: Sou formada em Biomedicina e tenho mestrado e doutorado em Medicina Tropical. Tenho 32 anos e sou de Maceió, Alagoas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Joelma: Me senti desmotivada após terminar o doutorado e tentar lecionar em uma faculdade particular. Eu sempre gostei muito de pesquisa, mas fazer pesquisa sem lecionar, no meu Estado, é meio complicado. Minha outra opção seria trabalhar em laboratório de análises clínicas, mas também não era algo que eu me imaginava fazendo por muito tempo. Ainda fui aprovada em alguns concursos para biomédico, mas sempre tinha uma prova de título ou de experiência profissional que sempre me deixava fora das vagas. Até que meu namorado e minha amiga começaram a me incentivar e a me mostrar que mesmo com graduação em Biomedicina, eu poderia fazer concursos em outras áreas. Foi assim que conheci o Estratégia e comecei a focar 100% em concursos, inicialmente nos da área fiscal.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Joelma: Eu estava lecionando em uma faculdade particular, pedi desligamento e decidi me dedicar integralmente a estudar para concursos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Joelma: Depois que comecei a estudar pelos materiais do Estratégia fui aprovada e classificada em 1° lugar no concurso da Polícia Civil da Paraíba (PC-PB) para perito criminal biologia/ biomedicina e em 2° lugar no concurso da Secretaria de Saúde de Alagoas (SESAU-AL) para biomédico. Já estou em exercício como biomédica desse segundo concurso e aguardando o da PC-PB. Mesmo assim, continuo estudando para o cargo de perito criminal biologia/ biomedicina.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Joelma: Eu nunca fui muito de sair, geralmente só nos finais de semana, e sempre voltava cedo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Joelma: Não sou casada nem tenho filhos, mas meus pais, meu noivo e amigos mais próximos me deram muito apoio e compreensão. Agradeço imensamente a eles por toda a força e por tentarem diminuir a minha auto cobrança, que é bem grande. Algumas pessoas da família e colegas não entendem e sempre tem aquela pressão por trás, acho que aprender a ignorar esses comentários foi uma das partes mais complicadas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Joelma: Como eu tinha uma base muito boa de concursos anteriores da área fiscal e já tinha estudado todas as matérias de Direito e Biomedicina, iniciei meus estudos para o concurso da PC-PB já no pós edital, faltando 3 meses para a prova, e eu nem pensava em fazê-la. Estava triste por não ter conseguido me classificar na última prova da Sefaz-AL e estava me sentindo sem rumo, foi quando vi que a prova da PC-PB havia sido adiada, e eu pensei em arriscar. ei esses 3 meses pós-edital focada nas específicas (Biologia e genética forense), medicina legal e criminalística. Sempre achei mais fácil manter a disciplina no pós-edital, principalmente por causa do desespero que dá pela proximidade da prova. O mais difícil mesmo foi manter a rotina durante os 3 anos de estudo para área fiscal. Nesse caso, acabou virando hábito acordar cedo e estudar todos os dias, depois de um tempo já estava no modo automático.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Joelma: Utilizei principalmente os PDFs, já que o tempo era curto. Aulas em vídeo só para as disciplinas de Direito, já que era um mundo completamente novo para mim e eu tive mais dificuldade no início.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Joelma: Meu noivo e uma amiga sugeriram o Estratégia assim que eu decidi iniciar meus estudos para concurso. Além disso, vi comentários muito positivos na internet sobre os materiais e professores. Decidi fazer a ilimitada e adorei os materiais.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Joelma: Utilizei algumas aulas das disciplinas específicas para PC-PB de outro curso e legislação do SUS para outros concursos da área de Saúde que eu realizei. Gostei das aulas em vídeo, mas senti falta de PDFs mais detalhados. Além disso, eram apenas pacotes de matérias específicas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Joelma: Senti muita diferença, principalmente por ser um estudo 100% direcionado para o edital. As trilhas e o o Estratégico me deixaram muito mais segura quando eu ainda não sabia como estudar. Os simulados e o sistema de questões foram essenciais no pós edital, assim como as aulas de reta final.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Joelma: Fui testando meu plano de estudos ao longo da minha preparação. Comecei com 2 matérias por dia e fui aumentando com o tempo. O ciclo de estudos da trilha estratégica me ajudou muito nessa organização, depois fui adaptando conforme as minhas necessidades. Como eu só estudava, eu fazia 7.5 horas líquidas por dia de segunda a sexta e rodava 8 matérias por dia no ciclo. No final de semana era mais reduzido, 5 horas no sábado e simulado no domingo. Funcionava bem para mim, já que a minha maior dificuldade era lembrar os detalhes das revisões. Assim eu conseguia revisar a mesma matéria pelo menos 2 ou 3 vezes na semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Joelma: Eu sempre estudei usando caderno, sinto que fixo mais os detalhes escrevendo e desenhando. Ao longo das revisões fazia as marcações nos meus cadernos e na lei seca e após as questões e simulados colocava no Anki os erros e dúvidas para revisar na semana antes da prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Joelma: Resolver exercícios para mim é essencial, tanto após terminar de ver o conteúdo pela primeira vez, quanto nas revisões. Ajuda muito a entender como a banca cobra o assunto e a diminuir o esquecimento dos detalhes dos assuntos. Fiz muitas questões e simulados ao longo da minha preparação, não lembro quantos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Joelma: Como eu sou da área de saúde, sofri muito no começo para aprender as matérias de Direito. Comecei assistindo as vídeoaulas, e fazendo as questões dos PDFs. Depois revisando muito e fazendo mais questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Joelma: Na semana anterior à prova, assisti as aulas da Hora da Verdade e resolvi as questões, revisei rapidamente meus cadernos, e principalmente os erros e dúvidas que coloquei no Anki. No dia pré-prova vi só algumas das matérias da aula de revisão de véspera para não chegar muito cansada na prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Joelma: Estudei os PDFs das aulas de discursivas, treinei os temas propostos e assisti as aulas de Reta Final de discursivas. Agradecimento super especial ao professor Rodolfo Gracioli, que havia comentado várias vezes sobre o tema, e à professora Adriana Figueiredo pelas dicas de estrutura do texto.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Joelma: Acredito que meus principais erros foram ter deixado a minha saúde de lado, principalmente por conta da minha preocupação excessiva e ansiedade em terminar o conteúdo e em ar logo. Tive que aprender a equilibrar, mas no começo foi bem difícil. Meus principais acertos foram a escolha do material, organização e determinação em manter a rotina.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Joelma: Pensei em desistir várias vezes, principalmente depois das reprovações ou de não conseguir ficar dentro das vagas. Minhas principais motivações foram Deus, meu noivo, que não me deixa desistir, meus pais, principalmente por não querer decepcioná-los, e a minha vontade de conseguir alcançar meus objetivos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Joelma: Não desista, acredite em você, mantenha o foco e a constância nos seus objetivos. Ignore os comentários negativos, e se não conseguir, use como combustível para estudar ainda mais. Organização e foco vão fazer do estudo um hábito diário, e os resultados positivos serão uma consequência disso.